Esporte Total

Por Gerson Geovanni

CORÍNTHIANS É FAVORECIDO POR ERROS DE ARBITRAGEM

Vice de Futebol do Inter apresentou dossiê com vídeo de lances beneficiando clube paulista.
E garante:

"CORINTHIANS CHEGOU A FINAL POR ERROS DE ARBITRAGEM"

A matéria do jornalista Alexandre Alliatti é basta clara. O Vice de futebol do Internacional Fernando Carvalho apresentou a imprensa um dossiê onde mostra o favorecimento da equipe paulista devido a erros de arbitragens. Pela gravidade das acusações resolvi transcrever parte da matéria.

Revoltado, o Internacional resolveu colocar a boca no trombone. A diretoria colorada criou um vídeo com lances envolvendo seis jogos do Corinthians, adversário vermelho na final da Copa do Brasil. O objetivo é mostrar ao público que o time paulista é beneficiado pela arbitragem. O material efetivamente apresenta erros visíveis que favoreceram a equipe paulista. Outros lances são discutíveis.

O vídeo começa com o pênalti cometido por Fábio Costa sobre Tinga no Campeonato Brasileiro de 2005. O dossiê foi apresentado à imprensa pelo vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho. Os lances que revoltam o Inter envolvem jogos contra Itumbiara-GO,
Atlético-PR, Vasco e o próprio Inter. Estão ali pênaltis inexistentes marcados a favor do Timão, pênaltis contra o Corinthians ignorados pela arbitragem, faltas passíveis de cartão e até lances de impedimento.
O primeiro jogo da final da Copa do Brasil aparece repetidas vezes.

O Inter reclama que a bola estava rolando no lance que originou o gol de Ronaldo e diz que houve pênalti em Alecsandro. Faltas envolvendo jogadores como Elias, Chicão, Douglas e Jorge Henrique também aparecem. O Inter diz com todas as letras que o Corinthians é favorecido pela arbitragem. O clube gaúcho afirma que está fazendo o alerta no início da semana da finalíssima da Copa do Brasil para evitar novos prejuízos.

Começamos a edição com o lance do Tinga, que é emblemático, de um campeonato que tem um asterisco. Lá, não reclamamos antes do jogo e aconteceu o que aconteceu, e aí veio esse segundo momento. Vocês viram o que aconteceu no jogo de lá. Resolvi dar uma pesquisada. Nos jogos do Corinthians, são quatro pênaltis marcados que não aconteceram, lances que aconteceram e não foram marcados. Ele (Héber Roberto Lopes) não deu cartão pro Chicão, pro Elias, pro Jorge Henrique, não deu vermelho pro Douglas – comentou Carvalho.O dirigente colorado não fala em roubo.

Ele entende que os árbitros agem de forma automática a favor do Corinthians por ser um clube de torcida maior e sediado em São Paulo. - Por que o Corinthians é beneficiado? É essa indagação que eu deixo. Não estou chamando ninguém de ladrão. Confio na honestidade. Mas se estabelece um inconsciente coletivo de favorecimento ao Corinthians.

Em 2005, o próprio presidente (na época, Alberto Dualib) disse que o jogo foi roubado. Não queremos que isso se repita. É a primeira vez que faço isso (editar vídeo com lances). E faço com um clamor para que o Inter não seja prejudicado. Fernando Carvalho descarta a possibilidade de um complô para favorecer o adversário colorado na final da Copa do Brasil.Não acho que seja complô. O Corinthians tem 33 milhões de torcedores, se situa em São Paulo, e isso acaba criando uma forma de não se poder arbitrar contra o Corinthians. Não tem CBF, não tem ninguém por trás disso – disse Carvalho.

O vice-presidente de futebol do Inter foi além e disse que o Corinthians não chegaria à final da Copa do Brasil sem a ajuda da arbitragem. - Quero que o árbitro seja isento e trate o Internacional da mesma forma que trata o Corinthians. O Corinthians chegou à final por erros de arbitragem. Fernando Carvalho ainda mostrou uma faixa que recebeu de um torcedor corintiano. A mensagem foi anônima. A faixa já dá o Corinthians como tricampeão da Copa do Brasil.
Fonte: globo.com / clicrbs


Opinião

Não é de hoje que os times Gaúchos reclamam da falta de critérios da arbitragem brasilera. Poderia citar inúmeros erros, mas dois marcaram e muito a história das batalhas travadas entre o Rio Grande do Sul e o centro do País. O primeiro foi um erro grosseiro em uma partida de libertadores envolvendo Grêmio e Palmeiras, onde em um cruzamento do lado direito, o ex-atacante Jardél marcou de cabeça um gol totalmente legal e foi marcado impedimento, oque ocasionou na eliminação do seu time da competição.

E o mais recente, em 2005, quando o goleiro do Corinthians Fábio Costa foi maldoso em jogada contra o jogador o Inter Tinga, cometendo um pênalti de concurso para Juiz, como dizem os entendidos do apito. Lembram, o Tinga foi expulso e o jogo terminou empatado.

O resultado da partida culminando com os 11 jogos anulados pelo então presidente do STJD Luiz zveiter, ocasionou com a conquista "ILEGAL" pelo Corínthians do Campeonato Brasileiro daquele ano. E o mais grave, quando o Internacional resolveu intervir junto a FIFA, foi ameaçado pela CBF e Commebol de ser excluido da Taça Libertadores da América, competição que veio a conquistar em 2006.

Assistindo aos comentários da primeira partida da final da Copa do Brasil me deparei com o ex árbitro de futebol, José Roberto de Gody, da Rede Bandeirantes de Televisão, onde claramente disse: "nunca ví arbitragem tão tendênciosa, como no jogo de ontem".




As declarações do comentarista de arbitragem da Band foram em relação ao árbitro da partida, Heber Roberto Lopes , que não apresentou cartões aos jogadores do time paulista que estariam fora da partida final.



O que nos resta agora é simplesmente saber se os efeitos da apresentação do dossiê serão levados em conta. Espero que sim, a bem do futebol.

Esporte Total


EM NOITE DE BOLOÑOS
RESERVAS DO INTER GOLEIAM CORITIBA PELO BRASILEIRÃO

Jogador marcou os três gols da vitória sobre o Coxa no Beira Rio. Time divide a liderança por pontos com o Atlético Mineiro.

em breve a matéria completa...


SPORT GOLEIA O GRÊMIO NA ILHA DO RETIRO

Ex-colorados Fabiano Costa e Elder Granja marcam dois, na goleada de 3 x 1. Direção estuda punir Jonas por mais uma expulsão



Aguarde...


EM BREVE GRANDES NOVIDADES

O BLOG DO GERSON GEOVANNI EM BREVE TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE COLUNISTAS DISCUTINDO O MAIS DIVERSOS ASSUNTOS.
AGUARDE...