NOTÍCIAS
Por Gerson Geovanni



REPORTAGEM ESPECIAL

MORRE RAÚL ALFONSÍN
UM HOMEM QUE MARCOU ÉPOCA E DEIXA SAUDADES
Um homem que deixou sua marca no coração dos Argentinos e conquistou o respeito mundial

Tantos são os predicados referendados a Raúl Alfonsin, mas o que melhor representa a história de vida do presidente do coração dos Argentinos, é destaque no blog do corresponde Ariel Palácios, do jornal O Estado de São Paulo:
Morre Raúl Alfonsin
"Presidente da redemocratização Argentina”

O presidente do coração dos Argentinos faleceu aos 82 anos, na terça-feira, vítima de câncer de pulmão, complicações nos ossos e forte pneumonia. A Argentina parou, as belas avenidas da então europa sulamericana, bares e restaurantes que exibem com orgulho o tradicional tango portenho, silenciou. Relato do correspondente Ariel Palácios:

“Ao longo do dia, seu estado complicou-se. Uma multidão, que esperava notícias na porta de seu edifício, na Avenida Santa Fe, cantou - aos prantos - o Hino Nacional quando foi informada de seu falecimento. Seu médico pessoal anunciou que foi ficando adormecido e morreu em paz na companhia dos filhos e netos na tranquilidade do lar".
Chefes de estado e ex-presidentes da época do seu governo deverão participar do funeral. O enterro está programado para esta quinta-feira no cemitério Recoleta, em Buenos Aires.
Perfil
Raúl Ricardo Alfonsín oulkes
Presidente da Argentina
Mandato: 10 de dezembro de 1983 à 8 de julho de 1989
origem: wikipédia, a enciclopédia livre

Alfonsín foi o primeiro presidente desde a volta da Democracia à Argentina em 1983. Terminou seu mandato seis meses antes do previsto, em julho de 1989, no meio do caos hiperinflacionário. Candidato ao Prêmio Nobel da Paz, o ex-presidente nunca foi acusado de envolvimento em casos de corrupção, ao contrário de todos seus sucessores. Alfonsín é considerado o "pai da Democracia argentina".
Nasceu na cidade argentina de Chascomús em 12 de março de 1927. Era advogado e político. Foi deputado nacional, senador e Presidente da Argentina de 1983 a 1989. Considerado pelos analistas políticos como o "o pai da democracia na América Latina", Alfonsín foi o responsável pela transição da ditadura à democracia na Argentina, sendo o primeiro presidente eleito nas urnas depois da última ditadura (1976-1983), em outubro de 1983. Também foi o primeiro membro da União Cívica Radical (UCR) a vencer o Partido Justicialista (PJ), também chamado de partido peronista.
Alfonsín assumiu a Presidência dois meses depois das eleições, depois de sete anos de uma violenta ditadura, que deixou 30 mil desaparecidos, segundo os organismos de direitos humanos.
Durante seu governo foi realizado em 1985 o histórico julgamento das juntas militares, no qual chefes da ditadura foram condenados à prisão perpétua. Mas em seu mandato também foram sancionadas polêmicas leis de anistia que livraram milhares de acusados de crimes contra a humanidade. No governo de Néstor Kirchner (2003-2007), estas leis foram anuladas e os militares acusados foram processados.
O líder da UCR renunciou ao seu governo seis meses antes de terminar seu mandato por causa da hiperinflação. Alfonsín foi sucedido pelo justicialista Carlos Menem, que ficou no poder 10 anos (1989 a 1999).

Reportagem Ariel Palácios e Marina Guimarães
Fonte: jornal O Estado de São Paulo

Blog do correspondente Ariel palácios: Jornal O Estado de São de São Paulo
blog.estadao.com.br/blog/arielpalacios/

ESPORTE TOTAL

SELEÇÃO ENFRENTA O PERU NO ESTÁDIO BEIRA RIO

EM PORTO ALEGRE PELAS ELIMINATÓRIAS


ACOMPANHE A PARTIDA PELO BLOG

DO

GERSON GEOVANNI

BRASIL 3 X 0 PERU
Luiz Fabiano

17 min. do 1º tempo

Luiz Fabiano

26 min. do 1º tempo

Felipe Melo
18 min. do 2º tempo


HOJE PELAS ELIMINATÓRIAS


Bolívia 6 x 1 Argentina

(Bolívia)

Marcelo Moreno
Botero
Alex da Rosa
Botero
Botero
Torrico

(Argentina)

Lúcho Gonzales



ARGENTINA LEVA CHOCOLATE DA BOLÍVIA EM LA PAZ
Time do técnico Maradona foi goleado por 6 x 1, com Messi, Tevez e Companhia em campo

Fotos: globo.com

Bolívia não deve dó, aplicou um histórico 6 X 1 sobre a Argentina na altitude boliviana de La Paz. E poderia ter sido bem mais, se a equipe boliviana não tivesse desperdiçado tantas oportunidades de gol. Os craques do time argentino, Messi, Tevez, Lucho González não viram a cor da bola.


Não chores por mim Argentina !!!

fotos: globo.com

O ex-jogador, hoje técnico da Argentina Diego Maradona sofreu a sua primeira derrota no comando da sua seleção.
Esse vexame argentino iguala-se a histórica goleada sofrida para a Tchecoslováquia, com pelo mesmo placar na Copa do Mundo de 1958.



Fotos: pesquisa google

“Quem deve estar morrendo de rir é o jogador Roman Riquelme cortado da seleção por Maradona, após briga de égos”....







EQUADOR E PARAGUAI NÃO SAÍRAM DO 1 X 1 NA ALTITUDE DE QUITO
Mais uma vez time equatoriano desperdiçou muitas chances de gol e ficou ainda mais longe de disputar vaga pela repescagem a Copa do Mundo de 2010

foto: globo.com

Confusão, muitos gols perdidos e mais um empate. Esse foi o resumo de Equador 1 x 1 Paraguai em Quito, nos domínios equatorianos. Pareceu um replay do jogo contra o Brasil, a seleção da casa abafando com muitas chances de gol perdidas pelos seus atacantes. Porém com o clima mais quente que provocou confusões generalizas e jogadas mais bruscas por parte dos jogadores administradas pela arbitragem que trocou os cartões pela advertência verbal até mesmo na confusão proporcionada por Cabañas e Hurtato que trocaram ofensas e empurrões. Com o resultado o Equador distanciou-se cada vez mais de uma classificação melhor que lhe garantia uma vaga na repescagem para a Copa de 2010. Por sua vez o Paraguai mesmo com o empate, lidera a competição com 24 pontos. Os gols da partida foram de Noboa para o Equador e Benítez pelo Paraguai.