Por Gerson geovanni
VIDA & SAÚDE
TÍTULO INDESEJÁVEL
PORTO ALEGRE
CAMPEÃ DE OBESIDADE E TABAGISMO
No dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7), o Ministro da saúde José Gomes Temporão anunciou recente pesquisa divulgada pelo seu Ministério onde revela mudanças positivas no hábito alimentar dos brasileiros, porém revela números preocupantes em relação à obesidade e tabagismo no Rio Grande do Sul.
Com um índice de 16,4% de fumantes, o Brasil segundo o Ministério, está entre os países com menor incidência de tabagismo do mundo e mostra comparativo com os Estados Unidos, onde as campanhas antifumo são mais antigas e agressivas do que no Brasil, os fumantes somam cerca de 20% da população adulta. Segundo a pesquisa, a queda do consumo brasileiro de cigarros começou a se desenhar no início dos anos 90, com as campanhas antitabagistas e as leis de restrição ao fumo. Os dados apontam que na ocasião, 35% dos brasileiros tinham o hábito de fumar.

As mulheres gaúchas aparecem com um alto índice de fumantes como de resto nas demais capitais pesquisadas, somam 20,1% da população somente na capital.
E a tendência é que o sexo feminino ultrapasse o masculino nas baforadas, tal qual acontece nos países de Primeiro Mundo.
Fotos: Google Publicações
Por outro lado, 13% dos brasileiros são obesos. O Excesso de peso se manteve estável nos últimos anos (43,3% dos brasileiros), mas a obesidade aumentou
nos brasileiros, especialmente nas mulheres. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que hoje 13% dos adultos são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) do que entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a primeira edição do sistema Vigitel, 11,4% dos brasileiros eram obesos. No ano seguinte, esse índice subiu para 12,9%. E mais uma vez Porto Alegre é a apontada como a capital que concentra o maior número de obesos do país.

Fotos: Google Publicações